terça-feira, 17 de abril de 2012

Leitura

Caros pesquisadores. Vamos debater o texto abaixo, e só clicar e conferir.
http://www.upplay.com.br/restrito/nepso2007/pdf/reok_nepso_aprender_paraalemadosmuros.pdf

2 comentários:

  1. Olá, Jerônimo!
    O texto "Aprender para além dos muros escolares", além de sintetizar com propriedade o Programa Nepso, fomenta a discussão atualmente feita sobre a educação, que é a necessidade de ultrapassar os muros escolares e ver o estudante como alguém que possui uma significativa bagagem de conhecimento e não tem vocação para ser passivo nesse processo e o educador que não perceber essa realidade, na qual o acesso ao conhecimento,em virtude do desenvolvimento tecnológico, está cada vez mais ao alcance de todos fora do ambiente escolar e que a aprendizagem só se efetivará se for significativa, contextualizada e houver interação, está fadado ao fracasso e a insatisfação profissional.
    Lucimar L.Pedroso

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a colega Lucimar. Além disso, ele nos faz pensar sobre novos rumos que a escola e a educação necessitam tomar na atualidade. Não se pode mais estar "atado" ao conhecimento pelo conhecimento... precisamos dar significado a esse conhecimento, interagir com ele, levando-o para além dos limites físicos da escola e trazendo para dentro dela os saberes que foram e são construídos no seu entorno, seja local, regional ou global.
    É um desafio muito grande porque exige que nós educadores tenhamos essa percepção, que mudemos conceitos que às vezes estão muito arraigados em nossa formação docente. Mas num mundo que se modifica em velocidade tão grande, precisamos estar atentos e aptos a acompanhar essas mudanças e, principalmente, dotar nossos alunos de habilidades e capacidades para atuarem de forma consciente, cidadã e com uma base sólida em todas as instâncias da vida.
    José Ricardo

    ResponderExcluir